Quero muito que sim, que tudo esteja na mais perfeita harmonia. Quero mais ainda é agradecer sua atenção, sua paciência, seu empenho, seu tempo.
E é sobre gratidão que quero que pense hoje. Reflita um pouco sobre as questões colocadas por Daniela Esteves, psicóloga portuguesa:
- O que a vida tem lhe dado que faz você sentir gratidão?
- O que você já tem garantido na sua vida que aos olhos de uma pessoa de um país subdesenvolvido ou em guerra poderia ver como uma bênção?
- O que aconteceria se lhe tirassem algo muito querido para si? Que sentimento teria?
- Que experiências teve na vida que fez você se sentir feliz por estar vivo?
- Quantas vezes parou para agradecer pelo que tem, ao invés de só pedir, pedir, pedir?
- Tome a decisão de estar grato todos os dias, independentemente do que aconteça. Lembre-se de que este dia nunca mais vai voltar.
- Identifique pelo menos 10 pessoas que enriquecem e tornam a sua vida mais fácil (não tem de ser pessoas que conheça pessoalmente).
- Olhe para os milagres do dia a dia e adquira o hábito de identificar uma coisa para estar grato, no início e no final de cada dia.
- Pense em tudo o que concretizou até hoje – seja grande ou pequeno. Identifique pessoas, situações, eventos que ajudaram você a alcançar essas realizações.
- Veja com outros olhos uma situação na sua vida com sentimento de admiração. Por exemplo: pense em todas as pessoas que contribuíram para que possa fazer algo tão normal como tomar um xícara de chá. Imagine o sol a banhar as folhas de chá, imagine as pessoas que trabalham com o sol escaldante para recolher estas folhas, nas pessoas que o empacotam, etc. Repare como é fácil tomar isto tudo por garantido.
Observação: Tenha um caderno para que nele você escreva todas as noites, antes de dormir, 3 coisas pelas quais você foi grato naquele dia. Comece com a frase "Eu sou muito grato hoje por..."
Tenha uma ótima semana, e minha gratidão por estar participando desse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário