quinta-feira, 30 de junho de 2016

Exercícios sobre mudança de base de logaritmos

Olá, nobre estudante!

Para fixar o assunto que estamos vendo em sala sobre mudança de base de logaritmos, resolva os exercícios da imagem abaixo.




domingo, 26 de junho de 2016

Projeto "Nem só de matemática vive o estudante" - 5ª postagem

S  E  N  S  A  C  I  O  N  A  L  ! ! !

É como posso descrever o vídeo "linkado" abaixo para você assistir. Seu autor é Fábio Marques. Vale muuuuito a pena ver.

Sucesso Compacto - F. Marques

Grande abraço e tenha uma excelente semana!

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Lista 2 - Gabarito com as resoluções

Boa tarde!

Para que você verifique se suas resoluções estão indo no caminho certo, seguem as imagens com o meu jeito de resolver. Se tiver dúvidas, faça as observações necessárias na nossa aula antes da avaliação.
Lembre-se ainda de que materiais impressos podem ser usados no teste de consulta.

Bons estudos!







domingo, 12 de junho de 2016

Projeto "Nem só de matemática vive o estudante" - 4ª postagem

Como você está hoje? Espero que esteja ótimo!
a
Você se acha uma vitima das circunstâncias?

Você já parou para pensar que durante sua criação desde a infância, aprendeu que quando se isenta de culpa, de responsabilidade das coisas que acontecem, sente-se melhor. Quando criança, é um sentimento de alívio se sobressair de qualquer situação sem nenhuma responsabilidade. É um ganho.

Aprende que quando chora, consegue o que quer. E essa artimanha é extremamente importante na visão futura de vítima das circunstâncias.

Esse comportamento de se esquivar das responsabilidades é então desenvolvido. Os pais muitas vezes deixam passar despercebidos, pois acreditam que é “a fase” de toda a criança e que devem respeitar e não contrariá-la.

Mas a base da maioria dos conceitos e percepções da vida é construída nessa fase, e mais tarde surgem os contrastes com a infância. A vida exige responsabilidade de cada um, mas como não é desenvolvida essa maturidade, aparecem os conflitos.

Então você se torna um ser vulnerável, frágil, e passivo diante das injustiças do mundo. Passa a se perguntar: o que eu fiz para merecer isso?

Mas a resposta para tudo está dentro de cada um. Não é uma questão de merecimento, mas de como tem encarado a vida até aquele momento.

É hora, então, de retomar as rédeas da sua vida e de olhar para si mesmo e ver que está em você o motivo ou a causa de todas as suas frustrações, e não nos outros.

Portanto, o papel de responsável por sua realidade pode o assustar, mas no momento que olhar para dentro de si e se aquietar, sem julgamentos, e se conscientizar  que tudo depende de você, que o amor que dá a si mesmo e aos outros, recebe de volta, a libertação do sofrimento da vitimização estará iniciada.

Fonte: http://www.opoderdoser.com/2014/03/voce-e-vitima-das-circunstancias.html (com modificações)

Para fechar, assista ao vídeo:

Você tem exercido sua auto responsabilidade?

Tenha uma semana excepcional!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Atenção, atenção, atenção! Primeira avaliação do 2º bimestre.

Bom dia!

Prepare-se para a nossa primeira avaliação do 2º bimestre. Ela será individual e com consulta ao próprio material e terá o valor máximo de 2,0 pontos.
Os assuntos abordados serão os que vermos até a véspera da avaliação, ou seja, tudo.
O dia de realização é o dia da segunda entrada da sua turma. Por exemplo, se uma turma tem aula na terça-feira e na quinta-feira, então a avaliação ocorrerá na quinta-feira.

Bons estudos e sucesso no resultado!

domingo, 5 de junho de 2016

Projeto "Nem só de matemática vive o estudante" - 3ª postagem

Tudo bem com você?

Quero muito que sim, que tudo esteja na mais perfeita harmonia. Quero mais ainda é  agradecer sua atenção, sua paciência, seu empenho, seu tempo.
é sobre gratidão que quero que pense hoje. Reflita um pouco sobre as questões colocadas por Daniela Esteves, psicóloga portuguesa:


  • O que a vida tem lhe dado que faz você sentir gratidão?
  • O que você já tem garantido na sua vida que aos olhos de uma pessoa de um país subdesenvolvido ou em guerra poderia ver como uma bênção?
  • O que aconteceria se lhe tirassem algo muito querido para si? Que sentimento teria?
  • Que experiências teve na vida que fez você se sentir feliz por estar vivo?
  • Quantas vezes parou para agradecer pelo que tem, ao invés de só pedir, pedir, pedir?
Para que tenha a gratidão como um sentimento presente em sua vida, tome para si algumas sugestões dadas por Daniela Esteves:

  1. Tome a decisão de estar grato todos os dias, independentemente do que aconteça. Lembre-se de que este dia nunca mais vai voltar.
  2. Identifique pelo menos 10 pessoas que enriquecem e tornam a sua vida mais fácil (não tem de ser pessoas que conheça pessoalmente).
  3. Olhe para os milagres do dia a dia e adquira o hábito de identificar uma coisa para estar grato, no início e no final de cada dia.
  4. Pense em tudo o que concretizou até hoje – seja grande ou pequeno. Identifique pessoas, situações, eventos que ajudaram você a alcançar essas realizações.
  5. Veja com outros olhos uma situação na sua vida com sentimento de admiração. Por exemplo: pense em todas as pessoas que contribuíram para que possa fazer algo tão normal como tomar um xícara de chá. Imagine o sol a banhar as folhas de chá, imagine as pessoas que trabalham com o sol escaldante para recolher estas folhas, nas pessoas que o empacotam, etc. Repare como é fácil tomar isto tudo por garantido.
Observação: Tenha um caderno para que nele você escreva todas as noites, antes de dormir, 3 coisas pelas quais você foi grato naquele dia. Comece com a frase "Eu sou muito grato hoje por..."

 Além dessas reflexões e ações, assista também ao vídeo Neurociência, coach e gratidão  

Tenha uma ótima semana, e minha gratidão por estar participando desse projeto.